05set2019 - A expectativa é de que Ipanema quebre mais uma vez o recorde, sempre registrado pelo RankBrasil de "O Maior Queijo Minas Padrão", durante a Festa do Queijo, que acontece de quinta-feira, dia 5, a domingo, dia 8, no Parque de Exposições, na antiga Casemg. O desafio é grande e acontece na 10ª edição da festa do Queijo. Este ano, especula-se que o queijo deve ultrapassar a marca de 2.100 kg.

Colado, na mesma festa, mais uma vez o maior doce de leite deve superar sua própria marca do ano passado, também registrado pelo RankBrasil com um de seus representantes. O desafio nde se superar, mais uma vez, é da Fábrica de Doces Nhá Nair. Para tanto deve produzir um doce em barra com mais de 810 kg. O cozimento é a vapor e a receita conta com, em torno, de 1.400 litros de leite, 430 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez.
O queijão, como o povo apelidou, está sendo fabricado pelo Laticínio Dois Irmãos, próximo ao terminal rodoviário de Ipanema, sob inspeção técnica para a garantia de qualidade e de higiene do queijo gigante. De acordo com informações do laticínio, serão gastos cerca 25 mil litros de leite, mais outros ingredientes, como fermento lácteo, sal, cloreto de cálcio e coalho.

Auditados pelo RankBrasil, o queijo e o doce de leite serão apresentados no dia 7 de setembro, a partir das 15h30, com desfile pela Avenida Sete de Setembro e ruas da cidade. Após o desfile de apresentação, pela cidade, logo a seguir será feito corte e distribuição como nos anos anteriores, no Parque de Exposições.

Outra atração do evento é uma queimadinha gigante. A mistura de açúcar queimado e leite vai ser feita em uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro. A produção da iguaria começa às 11h da manhã, também no dia 7 e está a cargo do Laticínio Delbom.
Comemorando os 107 anos de emancipação político-administrativa de panema, a Festa do Queijo, (que inicialmente foi comemorada no mês de julho), na sexta-feira tem desfile cívico na parte da tarde a partir de 16 horas, com a presença do prefeito e outras autoridades, onde as escolas municipais e estaduais desfilam usando sempre algum tema especial.

À noite, na sexta-feira, um show especial com o cantor Michel Teló, precedido por um show com a Familia Andrade. Nos demais dias (sábado e domingo) a festa contará com outras atrações musicais, além dos concursos de queijo e cachaça artesanal e mais a venda de produtos da culinária do queijo.


***

***