O Prefeito Renato Von Randow (Renato da banca) participou da solenidade de lançamento do Projeto ‘Escola do Legislativo’ da Câmara Municipal de Manhuaçu, na noite desta quinta-feira, 07/11.
A Administração ‘Ouvir para Governar’ é parceira desta iniciativa, a partir de convênio firmado com a Secretaria M. de Educação.
Lançado na mesma data em que se comemora o Dia Nacional dos Tribunais de Contas (07/11), o ousado projeto teve a sua apresentação abrilhantada com a palestra do Conselheiro Ouvidor do TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), Durval Ângelo Andrade, que explanou sobre ‘Gestão Pública, órgãos de controle e participação popular’, ressaltando a importância da participação popular na fiscalização da aplicação do dinheiro público.
O evento foi aberto pelo Presidente João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Juninho Linhares), e contou com a presença dos vereadores; Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Coordenador do PROCON/ Manhuaçu, Dr. Alex Barbosa de Matos; Diretora da Superintendência Regional de Ensino, Vitória Magalhães; Prefeitos Laerte Augusto (Simonésia); José Elias (Durandé) e Sérgio Camilo (São João do Manhuaçu), além de vereadores da região, estudantes, professores, lideranças comunitárias, associações, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
O Hino de Manhuaçu foi cantado por alunos da Escola Municipal Eni Alves Nogueira (Palmeiras do Manhuaçu) e a Fanfarra da Escola Municipal de Vilanova também se apresentou.
Em seguida, aconteceram as assinaturas do convênio envolvendo a ‘Escola do Legislativo’ com a Prefeitura de Manhuaçu / Secretaria de Educação; Superintendência Regional de Ensino; CEM/Unopar; Faculdades Doctum e Centro Universitário UNIFACIG.
Antes da palestra, o homenageado Durval Ângelo recebeu o certificado e a Medalha do Mérito Legislativo.

Escola do Legislativo

O objetivo do projeto é desenvolver processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária.
“Este é mais um sonho que estamos realizando nesta gestão 2019/2020. A Escola do Legislativo irá orientar os jovens e a população sobre funcionamento e a importância da Câmara, além de diversas outras benfeitorias para a comunidade. Estamos muito felizes pelo pontapé inicial neste projeto que visa alavancar o conhecimento e a educação”, salientou o Presidente Juninho Linhares.
A Escola do Legislativo busca formação interna capacitando Servidores e Colaboradores e Capacitação de Agentes Políticos. Na formação externa, tem como objetivos: o ‘Visite a Câmara’ (visita assistida, com a finalidade de se conhecer a história política do Município); a realização de seminários, audiências públicas, cursos de formação, exposições e festivais; Parlamento Jovens (alunos do ensino médio) e Câmara Mirim (alunos do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II).
O projeto pedagógico consta de Programa de Capacitação Profissional; Programa de Capacitação de Agentes Políticos; Programa de Aproximação do Legislativo com Ensinos Fundamental e Médio; Programa de Aproximação do Legislativo com a Comunidade em Geral e Programa de Parceria da Câmara Municipal de Manhuaçu com o Ensino Superior.
Os objetivos ainda para este ano são: firmar as parcerias com as instituições conveniadas; eleger a primeira Câmara Mirim com mandato 2019/2020; implantar o parlamento jovem; implantar o ‘Visite a Câmara’ e realizar um curso voltado a lideranças comunitárias.

(Com informações Ass. da Câmara Municipal)


***

***